Hoje eu trago a resenha de um livro muito divertido, o primeiro livro da série Como Treinar Seu Dragão! :D
Espero que gostem!
Nome: Como Treinar Seu Dragão
Nome original: How To Train Your Dragon
Autor: Cressida Cowell
Editora: Intrínseca
Páginas: 224
Soluço Spantosicus Strondus III foi um extraordinário herói viking. Chefe guerreiro, mestre no combate com espadas, era conhecido por todo o território viking como "O encantador de dragões", devido ao poder que exercia sobre as terríveis feras. Mas nem sempre foi assim...
Neste livro estão as memórias da época em que Soluço era apenas um garoto normal. Muito normal. Nem um pouco heroico. Ele precisava desesperadamente capturar e treinar um dragão, e teria de ser o animal mais impressionante de todos. Mas tudo o que conseguiu foi uma criaturinha pequena e banguela, nada ameaçadora. Foi então que seu destino de herói começou a ser traçado.
Neste livro estão as memórias da época em que Soluço era apenas um garoto normal. Muito normal. Nem um pouco heroico. Ele precisava desesperadamente capturar e treinar um dragão, e teria de ser o animal mais impressionante de todos. Mas tudo o que conseguiu foi uma criaturinha pequena e banguela, nada ameaçadora. Foi então que seu destino de herói começou a ser traçado.
Eu comprei esse livro depois de ter visto o filme Como Treinar Seu Dragão, achando que a história seria a mesma - ou ao menos parecida. Mas logo descobri que o que eles tinham em comum eram o local, os personagens (não todos), e o nome do dragão do Soluço. E só.
Isso não tira o mérito do filme e muito menos do livro, ambos são muito bons. Mas gostaria já de deixar avisado que o livro não é igual ao filme, pelo contrário: são bem diferentes.
O filme mostra dragões como sendo temidos criaturas que precisam de muita habilidade para capturar e matar, mas com o passar da história e com o companheirismo de Soluço e Banguela, são aceitos e inseridos no cotidiano da ilha de Berk. Já no livro, dragões já fazem parte do cotidiano da ilha e inclusive os mais jovens precisam aprender a trabalhar com dragões se quiserem se tornar vikings de verdade. Os dragões não se tornam companheiros dos vikings, mas são utilizados como mão de obra pra diversas atividades na ilha e são tratados na base do berro lol
Os personagens do livro são basicamente os mesmos do filme, excluindo a Astrid (que não existe) e a mãe do Soluço, que ainda faz parte da tribo dos Hooligans Cabeludos como uma grande guerreira.
O Soluço do filme e do livro são idênticos - um garoto magricelo, inteligente e que não leva jeito pra ser um super viking.
Já o Banguela é completamente diferente: no filme ele é um dragão Fúria da Noite, raro, grande e bastante temido. No livro, o Banguela do Soluço é um dragão Comum ou de Jardim, pequeno e nada heroico.
Mas se engana você que pensa que esse Banguela é inútil. Na verdade, ele que dá graça à história. Soluço precisava de um dragão de caça feroz, mas ao invés disso arrumou um companheiro extremamente pequeno, teimoso, mimado, egoísta e bastante inteligente - mas não deixa de ser fofo. E mesmo com esse jeito que às vezes é extremamente irritante, Banguela é leal a seu dono e eles formam uma dupla super atrapalhada e divertida.
A diagramação do livro é incrível. O livro tem um mooonte de desenhos dos personagens, de lugares e cenas importantes e sempre que aparece um dragão novo, há uma página falando sobre ele.
Pretendo continuar lendo e resenhando a saga independente dos filmes. É uma super pedida pra quem gosta de livros leves, divertidos e aventureiros. E é uma grande ideia pra quem está querendo incentivar as crianças a ler!
Recomendo muito a história de Soluço e Banguela!
Eu amo este filme, e quero muito ter a oportunidade de ler a série de livros, adorei! Em senti super influenciada por sua resenha!
ResponderExcluirBeijos,
Joi Cardoso
Estante Diagonal
@Estante Diagonal
ResponderExcluirOlá!
Eu também amo o filme, mas como eu disse os livros são bem diferentes. Mas não menos legais, claro que não! São ótimos!
Beijos!
Ahhh sou apaixonada por esse livro e quero completar a série toda. Eu li para um desafio que tínhamos no blog, e me apaixonei por inteira pelos dragões e pelos personagens.
ResponderExcluirAo contrário de vc, eu não havia assistido ao filme. Fui assistir após ter lido rs, e amei tb.
Beijos
aculpaedosleitores.blogspot.com.br
@Bia Gonçalves
ResponderExcluirOi Bia!
Então, eu pretendo ler a série toda também haha gosto bastante!
Talvez, se eu não tivesse visto o filme, não teria tido tão altas expectativas.
Beijos!