A resenha de hoje é de uma distopia relativamente nova e muito interessante: Starters, da Lissa Price!
Espero que gostem!
Nome: Starters
Nome original: Starters
Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
link no skoob: http://www.skoob.com.br/livro/246794
Nota:
Há dois anos houve a Guerra dos
Esporos. Uma guerra biológica, onde os países inimigos dos EUA lançavam bombas
de esporos de doenças. A população era contaminada aos montes a cada ataque. Somente
uma pequena parte da população do país havia sido vacinada contra os esporos.
Políticos, artistas, pessoas influentes; os mais velhos, chamados Enders; os
mais jovens, chamados Starters. Além das pessoas que haviam comprado a vacina
no mercado negro. As outras, chamadas Middles, haviam morrido na guerra.
Nesse cenário desolador, Callie
precisa salvar seu irmão de 7 anos, Tyler. Ele possui uma doença pulmonar e
precisa de tratamento. A vida nas ruas não ajuda nem um pouco, e a falta de dinheiro
para o tratamento assombra os pensamentos de Callie todos os dias. Ela precisa dar
a seu irmão uma vida e uma família de novo. Então, chega a seus ouvidos
informações sobre uma empresa que está contratando Starters sem família para
seus empreendimentos: a Prime Destinations. Essa é sua chance de conseguir
dinheiro para uma casa e para o tratamento de Tyler. De repente, algo dá errado
e ela se vê descobrindo coisas que irão mudar sua vida para sempre. Para melhor
ou para pior? Não se sabe.
Callie é uma das mocinhas da literatura atual que não tem frescuras. Quando se trata de proteger quem ela ama e de fazer a coisa certa, ela tá sempre na frente. Muitos pontinhos pra ela!
No começo eu não gostava muito da Helena, outra personagem importante na história. Mas depois comecei a entender suas motivações e passei a simpatizar com ela. E com um monte de personagens também foi assim!
E o vilão da história, socorro. Lissa criou um cara realmente detestável, que a gente sente vontade de matar a cada vez que ele aparece.
Starters é uma distopia de tirar o fôlego. A história é incrível, os personagens são cativantes e o universo que Lissa criou é muito rico. A história é muito envolvente e criativa. Tem um ritmo muito bom de leitura, com a narração em primeira pessoa que eu adoro, e é bem dinâmica e muito bem escrita; te prende do começo ao fim! E que final, por sinal rs Surpreendente! Ainda bem que eu já tinha o segundo volume, Enders, em mãos, se não tinha surtado!
Eu acho que a ideia principal foi mostrar a desigualdade entre os Enders e os Starters. Enquanto os Enders tinham empregos, dinheiro e podiam fazer o que quisessem, os Starters não tinham nada e eram oprimidos e jogados em instituições que não tinham o mínimo de cuidado com eles. E o pior de tudo é que é o sistema que mantém tudo exatamente desse jeito, oprimindo os mais jovens e exaltando os mais velhos. Essa pode ser uma crítica bem forte para a realidade de alguns países, e isso inclui o Brasil.
A capa do livro não é lá das mais bonitas, mas acho que combina com a história. A editora Novo Conceito sempre tem o cuidado de tentar manter as capas brasileiras como as originais, e foi exatamente isso que aconteceu em Starters. Depois de ter ligo o livro, até achei que a capa dava um mistério a mais ao conjunto da obra rs
Se você está a procura de um bom livro, com uma história super original e criativa, fascinante e muito bem escrita, esse é o livro que você procura! :D
Adorei a resenha e o livro me atraiu principalmente porque tu disse que tem um certo contraste social, né? Acho legal as distopias "jogarem" com isso, abordando os problemas da nossa sociedade.
ResponderExcluirParabéns!
http://devaneiosestrelares.blogspot.com.br
@Sté Strella
ResponderExcluirOlá!
Tem sim! E eu adorei isso! Exatamente porque traz o contexto do livro pra mais perto da gente :D
Obrigada!
Beijossss
Oi, Jordana!
ResponderExcluirAcabei de ler Enders, e estou em choque. A Lissa simplesmente evoluiu muito no modo de escrever, chegando perto do nível Collins com uma pitada de Edgar Allan Poe. E ainda curte os tweets dos leitores (inclusive um meu), que amor né?
Agora vamos falar de Starters, eu acho que foi um modelo de sociedade distópica muito futurista, sem ficar ruim. Inclusive, esta situação que você descreveu de Starters versus Enders, pode ser realmente vista nos dias de hoje. Os jovens nem sempre tem vez, nem aqui, nem na Los Angeles dominada pelos esporos.
Beijos.
Quando ler Enders, me avisa lá no Blog!
http://leituraassidua.blogspot.com.br/
@Mylane
ResponderExcluirSim, eu também achei o jeito dela escrever incrível! E eu já li Enders, só falta escrever a resenha haha E eu adorei também quando ela curtiu meus tweets sobre os livros dela, que amor! <3
Exatamente! Ela descreveu uma época distante mas sem estar realmente tão distante assim. Genial!
Beijoss