Resenha: Entrevista com o Vampiro, Anne Rice

Olás!
Hoje venho resenhar uma história um pouco diferente dos romances e das distopias que costumo mostrar. Essa história é um pouco mais sombria, misteriosa e encantadora.
Quem nunca ouviu falar de Anne Rice e sua coleção sobre vampiros? Se nunca ouviu falar ou nunca leu nenhum deles, essa é a chance de conhecer um pouco dessa história incrível!

Espero que gostem!


Nome: Entrevista com o Vampiro
Nome original: Interview with a Vampire
Autora: Anne Rice
Editora: Rocco
Páginas: 312

link no skoob: http://www.skoob.com.br/livro/997

Nota:



O livro começa com um jovem repórter entrevistando Louis de Point du Lac, que afirma ser um vampiro e que deseja compartilhar a história de sua vida e publicá-la.
Louis conta sobre sua vida mortal, a perda do irmão e, como estava tão devastado pela morte dele, em seu desejo por autodestruição se entregou a uma vida desenfreada. E claro, como Lestat o encontrou. Ah, Lestat, o vampiro de cabelos louros que sugara-lhe o sangue e mais tarde voltara para transformá-lo.
Louis voltou, dessa vez com Lestat, para sua fazenda e lá começara sua vida de vampiro, ao lado dele. Lestat o ensinara a matar, a beber o sangue de animais e pessoas e a dormir em caixões e evitar o sol. Logo ele descobriu que não gostava tanto assim da personalidade do vampiro mais velho. Louis, mesmo depois de se tornar vampiro, ainda carregava algumas de suas características e crenças de quando era humano, além de sofrer conflitos morais e éticos a respeito de sua natureza e do que precisa infligir aos humanos para sobreviver. Já Lestat se deleita na morte; ele é individualista e não carrega nenhuma culpa sobre as mortes que provoca para se alimentar. Eles são completos opostos, afinal.
Quando, em uma de suas caçadas pela cidade, Louis descobre uma garotinha à beira da morte, ele não resiste ao impulso de salvá-la. Mais tarde porém ele conta o que aconteceu a Lestat, e ele a transforma em vampira e a leva para viver com eles. Seu nome é Cláudia. A partir de então os três vivem juntos na fazenda que pertence a Louis, como uma família; Louis e Lestat como os pais e Claudia como a filha. Louis a amava, e fazia todas as suas vontades. Ela foi a primeira coisa a que ele se ligou depois de sua transformação, e talvez Lestat sentisse um pouco de ciúmes da relação deles. O que eles não esperavam era que ela iria se desenvolver e se tornar uma mulher, mesmo em seu corpo de criança. Ela começou a amaldiçoar Lestat por tê-la condenado àquela vida. E assim, planejou uma maneira de dar fim à vida dele e fugir com Louis, seu amor e a quem ela não culpava por sua condição. 
Após a tentativa de assassinar Lestat, eles fogem para Paris e acabam encontrando uma criatura chamada Armand, o dono do Teatro dos Vampiros: uma casa de shows onde vampiros eram atores que fingiam serem vampiros encenando histórias trágicas.
Louis achava que eles eram os únicos no mundo; ele, Lestat e Claudia. Agora, somente ele e Claudia. Mas ele estava enganado. Existem centenas, ou até milhares de vampiros pelo mundo! Mas será que pode realmente confiar em Armand? O que farão agora? Como lidarão com os que procurarem descobrir seus segredos? Claudia se sente ameaçada; afinal, até agora eram só eles.
Um final surpreendente, revelações  e ainda mais mistérios aguardam Louis no final desse romance envolvente. E então, finalmente é publicada a história da vida dele, a magnífica Entrevista com o Vampiro!

Essa não é somente uma história sobre um vampiro que possui conflitos e não consegue se desapegar de alguns aspectos da vida mortal. É uma história sobre uma jornada de autodescoberta; sobre a busca do sentido da existência. Louis testa sua fé em Deus, nele mesmo e no mundo à sua volta.
Anne Rice desenrola um enredo romântico, gótico e extremamente profundo em sua história.
Ela cria personagens tão profundos e com características tão reais e palpáveis que o fato deles serem vampiros é só um "algo a mais". Você realmente mergulha nos sentimentos deles e eu acho que é isso que torna as histórias dela tão boas. Ah, Louis, o vampiro com alma humana. Lestat, o vampiro que é o diabo encarnado. E Cláudia, a criança imortal com alma e mente desenvolvidas e presa num corpo de cinco anos de idade. Fascinante.
Claro, não sei se todos os livros dela são bons assim, mas acho que vale a pena dar uma conferida nessa coleção ;) Vale a pena notar que a reedição feita pela Rocco ficou linda! As capas estão ótimas! Só não gostei do fato de cada livro ter um tamanho diferente. Acho que podia ter sido feito padronizado, fica muito ruim na estante um livro de cada altura :(
As crônicas vampirescas continuam no segundo volume, O Vampiro Lestat!

Como todos sabem Entrevista com o Vampiro foi transformado em um filme, estrelado por Brad Pitt, Tom Cruise e Antonio Banderas.
Minha opinião do filme?
Eu adorei! Claro, é bem superficial em relação aos sentimentos e à angústia do Louis, mas acho que todas as principais coisas estão bem retratadas; algumas coisas tiveram que ser mudadas na adaptação do livro para o filme, mas eu gostei bastante do resultado final. Além de contar com um elenco maravilhoso, não vejo outra pessoa na pele do Lestat além do Tom Cruise :3 Vale a pena dar uma conferida!

6 comentários:

  1. Eu estou lendo o livro agora e estou amando! Você conseguiu transmitir bem a empolgação que a gente fica enquanto está lendo. Essa história é simplesmente apaixonante! O que mais me prendeu na história foram as relações Louis/Lestat Louis/Claudia Louis/Armand, as partes macabras e a filosofia da história. E tem mais um monte de elementos apaixonantes, esse é um dos melhores livros que eu li nos últimos tempos <3

    Beijos!!!!
    =)

    ResponderExcluir
  2. @Vitoria
    Ai, que bom que está gostando <3 E que bom que gostou da resenha! :D
    Fico feliz de conseguir fazer mais pessoas se apaixonarem por esse livro!
    Sim, as relações deles são muito complexas e profundas! E Louis é o cara mais reflexivo da história o_o quase um filósofo q

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jordana
    Amei a resenha, já vi o filme e gostei muito, sempre tive curiosidade com o livro, e como nunca li nada de Anne Rice, não sei o que dizer além de que, morro de curiosidade de saber como é a escrita desta autora tão talentosa.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. @Adriana
    Oi dri!
    O filme realmente é muito bom! Ela é de mais, espero que leia os livros dela um dia! Vale a pena! :)
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muito do filme baseado nesse livro, mas não sinto vontade alguma de ler. Algo na narrativa dessa autora me irrita profundamente, ainda não consegui descobrir o que é, mas nem uma resenha 5 estrelas sua me faz sentir vontade :( #nãovairolar
    Beijos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  6. @Paula
    O filme é lindo! E o livro é mais ainda q
    Ainda acho que um dia você deveria tentar dar uma chance pra ela :D Ela não escreveu só as crônicas vampirescas, talvez algum outro livro dela agrade q
    Beijão!

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home