Resenha: O Vampiro Lestat, Anne Rice

Olás!
Hoje minha missão é trazer uma resenha da aclamada autora de histórias sobre vampiros, Anne Rice!

Espero que gostem!


Nome: O Vampiro Lestat
Nome original: Vampire Lestat
Autora: Anne Rice
Editora: Rocco
Páginas: 468

link no skoob: http://www.skoob.com.br/livro/1768

Nota: 



Atenção, pode conter spoilers.

Narrado em primeira pessoa, logo de início temos uma breve apresentação do vampiro Lestat e da época em que ele despertou de seu sono profundo após as aventuras contadas em Entrevista com o Vampiro (vocês podem conferir a resenha aqui).
Após ouvir uma banda tocar no porão de uma casa, Lestat resolve se tornar rock star e através de sua música, produzida em conjunto com a banda chamada Noites de Satã, deseja mostrar ao mundo a existência de sua raça e, através de um livro autobiográfico descreve sua vida, seu conhecimento sobre os vampiros e sobre Aqueles Que Devem Ser Conservados.
Sua autobiografia nos leva primeiramente à França pré-Revolução Francesa, onde o jovem Lestat de Lioncourt é o sétimo filho de uma família falida de nobres de Auvergne, região do Centro-Sul francês. Após sair para matar lobos que causam problemas à sua região, o jovem se depara com a perspectiva de um futuro vazio naquele lugar onde as idéias revolucionárias e o progresso ainda não chegaram.
Lestat junta-se a seu amigo Nicolas de Lenfent e partem para a Paris do século XVIII para se tornarem artistas. Logo ele se torna um grande e conhecido ator, atraindo até a atenção de uma criatura misteriosa de nome Magnus. A criatura então o transforma em vampiro contra sua vontade, lhe deixa algumas instruções e seu ouro como herança e se lança ao fogo, deixando Lestat à própria sorte.
A partir de então Lestat inicia uma busca pela razão de sua existência vampiresca e por seu lugar no que chama de Jardim Selvagem. Conhece muitos outros vampiros ao longo de sua história e, inclusive, chega a transformar seu amigo Nicolas e sua mãe em imortais, para que desfrutem com ele do Dom das Trevas. Lestat faz várias menções à célebre Entrevista de Louis de Pointe Du Lac, também seu filho das trevas, não concordando com a descrição de sua figura e amaldiçoando a narração de Louis.
Lestat parte em busca da história de sua espécie, deparando-se com Marius de Romanus, um filho dos Milênios que tem a tarefa de guardar e manter em segredo a localização de Aqueles Que Devem Ser Conservados. Marius conta a Lestat sobre o início de tudo e os pais de sua espécie, sobre sua função e sobre sua história. 
Muito tempo depois de conhecer Marius e após as aventuras com Louis e Claudia em Entrevista Com O Vampiro, voltamos ao presente onde Lestat irá aparecer em público para proclamar-se vampiro perante milhares de fãs. Muitos vampiros que foram despertados por sua música planejam matá-lo para que não revele sua existência aos mortais, porém Lestat quer sentir de novo a emoção de ser aclamado em um palco, como quando era jovem e mortal. Mal sabia ele que sua música, seus clipes e suas apresentações acordaram até seres esquecidos pelos milênios, tão poderosos e magníficos como ele sequer imaginara em toda sua existência.

Lestat é uma criatura magnífica. Em Entrevista com o Vampiro tivemos um vislumbre de toda sua personalidade, mas é no segundo livro das crônicas vampirescas que ele atinge seu auge. Pudemos ver, através da história contada por ele, como ele era antes de se tornar um vampiro e quais eram suas crenças. Lestat nunca quis morrer, então acho que ele nunca realmente teve medo de ter milênios à sua frente como imortal. A imortalidade pode ser um dom que leva as pessoas à loucura, mas para Lestat isso foi uma dádiva, talvez. Ele se deleita com a imortalidade, brinca com ela. Ele é encantador, sedutor e charmoso. Ele é complexo e simples ao mesmo tempo.
Os outros personagens que contracenam com Lestat têm suas particularidades, também. Sua mãe, Gabriele, tão distante e ao mesmo tempo tão próxima; Nicolas, seu melhor amigo e companheiro, que ficou louco após um tempo como imortal; Armand, o jovem que era líder de um bando de vampiros maltrapilhos de Paris; Marius, o guardião. Todas as criaturas de Anne Rice têm seu apelo, suas características marcantes e suas personalidades. Todos tem a sua parte na história, e nesse volume o grande astro é Lestat. Aquele menino do interior da França que sonhava com uma vida melhor para ele e a mãe se tornou um vampiro audacioso e letal. E super divertido. Recomendo muito a leitura das crônicas! :)

4 comentários:

  1. Eu nunca li o Entrevista com o Vampiro, mas vi o filme e sempre tive vontade de ler o livro, agora depois dessa resenha, agora quero começar o mais rápido possível..rs

    ResponderExcluir
  2. @Sabrina
    Olá! Seja bem vinda!
    As crônicas vampirescas são incríveis! Vale a pena ler! :D
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Jordana
    Ainda não li um livro desta autora, o que é uma vergonha. Mas o tempo vai passando, a lista de livros só vai aumentando... Está é uma coleção que gostaria de ler e quando voltar a ter promoção no submarino, vou comprar.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  4. @Gisela
    Olá! Bem vinda!
    Sei como é, a lista de livros só aumenta e o tempo só diminui :(
    Mas vale a pena conferir!
    Infelizmente, As Crônicas Vampirescas tem muitos livros, mas devagar a gente consegue ler todos! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home