Dica #15: Capitão América - Guerra Civil


Olás!
Hoje trago mais uma dica de filme pra vocês!
Dessa vez um filme que faz parte da franquia Vingadores, adaptada dos quadrinhos da Marvel.

Espero que gostem!



Capitão América: Guerra Civil encontra Steve Rogers liderando o recém-formado time de Vingadores em seus esforços continuados para proteger a humanidade. Mas, depois que um novo incidente envolvendo os Vingadores resulta num dano colateral, a pressão política se levanta para instaurar um sistema de contagem liderado pela ONU para supervisionar a equipe. O novo status quo divide os Vingadores, resultando em dois campos: um liderado por Steve Rogers e seu desejo de que os Vingadores permaneçam livres para defender a humanidade sem a interferência do governo; o outro seguindo a surpreendente decisão de Tony Stark em apoio à supervisão e contagem do governo.
Mas claro, o acordo proposto pelo governo não é a única coisa que faz Capitão América e Homem de Ferro se enfrentarem. Desde o primeiro filme dos Vingadores tivemos cenas onde os dois assumem posições opostas em uma discussão, e mesmo assim nunca saíram na porrada. O fator principal que levou os Vingadores a uma guerra civil foi Bucky, amigo de Steve Rogers e conhecido como o Soldado Invernal. O passado do personagem influencia completamente na história do filme, e os sentimentos de Steve por Bucky fazem com que ele esteja do lado de seu amigo mais antigo, independentemente de também ser amigo de Stark.
A aparição de novos personagens deu ao filme uma perspectiva nova, uma vez que já conhecemos os outros personagens e já estamos acostumados com suas personalidades. A revelação do Homem-Aranha era um dos momentos mais esperados do filme, e com certeza fez juz às expectativas. Tom Holland nos apresenta um Aranha perfeito: jovem, engraçado, e muito fofo. A caracterização do personagem também estava perfeita, e na minha opinião ele foi o melhor Homem-Aranha que eu já vi. O Pantera Negra também me surpreendeu bastante. Como eu não conhecia o personagem previamente, não tinha muitas expectativas - e acho que não teria escolha melhor para ser integrada ao universo Vingadores. Sua personalidade séria e sábia fez um contraponto à personalidade alegre do Homem-Aranha, e isso se encaixou muito bem no filme. E não podemos esquecer de nosso amigo Homem-Formiga, que protagonizou momentos engraçados e uma sequência de luta muito boa em meio à luta principal. O filme solo dele foi um dos que mais gostei do universo Marvel, e estou ansiosa para ver o que ele irá apresentar em Guerra Infinita.
Outro fator que merece destaque em relação aos personagens é a atuação de Robert Downey Jr. como Homem de Ferro. Nos três filmes solo do personagem e em ambos os filmes dos Vingadores já lançados, ele sempre se apresentou como o cara zueiro e sem compromisso patriótico. Em Guerra Civil, vemos Stark finalmente percebendo as consequências das atitudes heróicas e impensadas dos Vingadores, e ele se sente realmente tocado pelo sofrimento que as ações do grupo causaram aos civis. Podemos ver isso claramente na forma como ele se expressa, mostrando um personagem mais humano e mais preocupado com o outro lado do "ser herói". Foi a melhor atuação dele desde que vestiu a armadura do personagem pela primeira vez.
Quanto aos outros personagens, podemos ver Falcão, Máquina de Combate, Visão, Wanda, Gavião Arqueiro e Viúva Negra arrasando nas cenas de luta e trazendo suas personalidades já conhecidas para a mesa. É praticamente um pré-Guerra Infinita haha. Falcão e Máquina de Combate poderiam ter sido um pouco mais explorados como antagônicos, uma vez que são praticamente sidekicks de Capitão América e Homem de Ferro, respectivamente. Gavião Arqueiro e Viúva Negra também se encontram em lados opostos, mas sua amizade e companheirismo mostrada nos prévios filmes dos Vingadores foi pouco abalada por esse fato. Wanda e Visão protagonizaram cenas de um talvez início de relacionamento, mas isso ficou bem em segundo (ou terceiro) plano no filme (e é sabido que os dois possuem um relacionamento nos quadrinhos, mas se eu não soubesse disso nem teria percebido outras intenções nas conversas dos dois). E por falar em Wanda, vemos ela explorando um pouco mais seus poderes e mostrando que ela realmente é uma das pessoas mais poderosas do universo Marvel.

O vilão do filme, Zemo, teve pouca influência sobre o conflito entre os vingadores: foi praticamente um "soltei a bomba e corri". É um vilão que não precisa de máscaras nem de um plano de dominação e destruição mundial para enfrentar os vingadores, somente um plano onde ele apresenta uma chance de conflito e voilá - caos completo.
Apesar de ser fã do Capitão América e de estar do lado dele na briga, acho que ele vacilou um pouco em alguns momentos. Não vou contar quais para vocês poderem conferí-los e ter toda a surpresa durante o filme.
Sobre o roteiro, achei que foi muito melhor que Vingadores: Era de Ultron e os irmãos Russo continuaram seu ótimo trabalho, começado em Capitão América: Soldado Invernal. A Fase 3 dos filmes da Marvel foi iniciada, e estou ansiosa para conferir Thor:Ragnarok e Vingadores:Guerra Infinita.
Em suma, Capitão América - Guerra Civil foi um ótimo filme e reacendeu as expectativas quanto ao universo Marvel, que ficaram mais baixas depois de Vingaores: Era de Ultron.
Para quem ainda não viu, segue o trailer:

Recomendo o filme!

0 comentários:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home