Resenha: O Inferno de Gabriel, Sylvain Reynard

Olás!
Hoje eu trago a resenha do primeiro volume da série Inferno de Gabriel!
Espero que gostem!


Nome: O Inferno de Gabriel
Nome original: Gabriel's Inferno
Autor: Sylvain Reynard
Editora: Arqueiro
Páginas: 512

Nota: 





Enigmático e sedutor, Gabriel Emerson é um renomado especialista em Dante. Durante o dia assume a fachada de um rigoroso professor universitário, mas à noite se entrega a uma desinibida vida de prazeres sem limites. 
O que ninguém sabe é que tanto sua máscara de frieza quanto sua extrema sensualidade na verdade escondem uma alma atormentada pelas feridas do passado. Gabriel se tortura pelos erros que cometeu e acredita que para ele não há mais nenhuma esperança ou chance de se redimir dos pecados. 
Julia Mitchell é uma jovem doce e inocente que luta para superar os traumas de uma infância difícil, marcada pela negligência dos pais. Quando vai fazer mestrado na Universidade de Toronto, ela sabe que reencontrará alguém importante – um homem que viu apenas uma vez, mas que nunca conseguiu esquecer. 
Assim que põe os olhos em Julia, Gabriel é tomado por uma estranha sensação de familiaridade, embora não saiba dizer por quê. A inexplicável e profunda conexão que existe entre eles deixa o professor numa situação delicada, que colocará sua carreira em risco e o obrigará a enfrentar os fantasmas dos quais sempre tentou fugir. 

Julia é uma garota que só quer ser amada, apesar de todos os problemas que já teve no passado. E quer ter uma carreira acadêmica boa. Quer fazer seu mestrado, doutorado, dar aulas na universidade. E pesquisar sobre sua paixão, Dante Alighieri. Resistir aos encantos de Gabriel é difícil, mas ela está determinada. Será que vai ser suficiente? Ah, e ela tem uma propensão enorme a derrubar coisas. Chega a ser irritante.

Confesso que detestava Gabriel até pelo menos a metade do livro haha Ele era um babaca arrogante, e levei mais tempo para perdoá-lo e aceitá-lo que Julia. Mas fico feliz de dizer que ela trouxe à tona tudo que havia de bom nele, e aos poucos fui me apegando a ele também. Ele definitivamente sabe ser convincente e extremamente sensual (*suspiros*).

No primeiro momento podemos nos deixar enganar pela capa e pela sinopse e imaginar que esse livro seja somente sobre um professor que se interessa pela sua aluna. Mas não se deixem enganar, pois não é. O Inferno de Gabriel traz personagens densos, reais e com problemas e ~demônios pessoais~ palpáveis. O quebra-cabeças que mostra quem é Gabriel Emerson está repleto de histórias tristes e inquetantes. O de Julia Mitchell também. Os personagens são extremamente humanos em seus passados e defeitos, erros e virtudes. Isso foi uma das coisas que me aproximou bastante deles.

Os personagens secundários são muito legais, adorei a irmã de Gabriel, Rachel. Mas Paul, o amigo que Julia fez na faculdade, achei um pouquinho forçado demais. Ademais, adorei a família de Gabriel inteira, até mesmo Grace, que nem chegou a aparecer de verdade. Gostei muito do desenvolvimento dos personagens, do ritmo da escrita e das referências (*insira aqui o Troféu Capitão América de referências*). A leitura foi muito gostosa, intensa e rápida. Com menos de três dias eu já tinha terminado, tamanho o vício haha. 

E o romance, ah, o romance...A história romântica de Julia e Gabriel é repleta de sensualidade. Ele a corteja, venera, declama poesias. Ela o ama, e o ajuda a encontrar a absolvição e o perdão por seus pecados; faz com que ele veja a luz. Além disso, a história é muito mais sensual que erótica. As cenas entre eles são muito bonitas, e em boa parte do livro me peguei suspirando e sonhando rs. 

Sobre o background da história de amor de Gabriel e Julia, temos uma universidade, um meio acadêmico onde se estuda a literatura de Dante Alighieri a fundo. Sempre quis ler A Divina Comédia, e agora mais ainda por causa dos vislumbres mostrados em O Inferno de Gabriel. As discussões sobre o significado do que foi escrito por Dante, as comparações com escritos de São Tomás de Aquino - foi basicamente uma aula de história e literatura no meio da literatura. Isso pra mim foi fascinante e me senti embevecida com as referências a livros, quadros e esculturas. Sou admiradora dessas artes e da história criativa da Itália de um modo geral, então foi muito gostoso de ver isso tudo junto. Além é claro de ser apaixonada pela Itália em si, e morrer de vontade de visitá-la um dia.

Eu adoro ouvir música enquanto leio, e esse livro foi um prato cheio nesse quesito. Muitas músicas incríveis foram apresentadas, e já coloquei várias na minha playlist pessoal. Quem quiser conferir as músicas antes de ler o livro, abaixo vai a lista das músicas e artistas que foram citados nesse livro:

  • Noturno op.9, n.2 de Chopin
  • Lacrimosa - Requiém de Morzart
  • Half Acre - HEM (Rabbit Songs)
  • You and Me - Matthew Barber
  • Far Far - Yael Naim
  • Hurt - Johny Cash
  • Stormy Weather - Buena Vista Social Club
  • Intervation - Arcade Fire
  • All the Pretty  Faces - the Killers
  • Non, Je Ne Regrette Rien - Edith Piaf
  • La Vie en Rose - Edith Piaf
  • Prospero´s Speech - Loreena Mckennitt
  • Dante´s Prayer - Loreena Mckennitt
  • Mad World - Gary Jules
  • Madame Butterfly - Puccini
  • And You Give - Matthew Barber
  • Lying in the Hands of God - The Dave Matthews Band
  • Sogno - Andrea Bocelli
  • Besame Mucho - Andrea Bocelli 
  • Diana Krall
Além de ser uma história de amor entre pessoas machucadas, O Inferno de Gabriel é uma história de perdão, aceitação, companheirismo, amizade. É um livro profundo que trata de temas intensos, como alcoolismo, drogas, sexo, abandono familiar, relacionamento abusivo, etc. E, acima de tudo, sobre como o amor e o perdão ajudam a dar a volta por cima e se livrar dessas coisas ruins.

"Cicatrizes nunca desaparecem. Feridas podem se fechar e talvez até sejamos capazes de nos esquecer delas com o tempo, mas as cicatrizes são para sempre. Nem mesmo Jesus perdeu as suas."

Recomendo muito a leitura pra quem procura um livro interessante e muito, muito sensual.

2 comentários:

  1. Olá linda,tudo bem ?
    Estava passando aqui para fazer um comentário na resenha anterior e por algum motivo acabei caindo de paraquedas na resenha de O Inferno de Gabriel, recentemente, creio que no final do ano passado eu li uma resenha sobre o livro e cheguei a me interessar, mas não foi tudo aquilo sabe ?
    Estava aqui pensando em como há pessoas que escrevem coisas desconexas em suas resenhas e acabam nos deixando confusas, tenho mania feia de enxergar os erros e eles me incomodam, cheguei a sua resenha esperando encontrar erros, porque li várias com umas coisas muito loucas e me deparei com um espetáculo de palavras bem colocadas e que por consequência me fez querer ter esse livro, hoje , agora !
    Pode ter certeza que eu irei procurar esse livro nas lojas online, você acendeu a chama que estava apagada aqui em mim, para as leituras. Acho que esse livro é o impacto que preciso e professor + aluna, me chama muito a atenção. ( Falou a professora maluca kkkkkkk)
    Ameii de verdade !
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. @Mãe, Tô Escrevendo

    Ei!
    Entendo o que você diz, já li muitas resenhas confusas na vida. Fico muito feliz que você tenha gostado da minha e se interessado pelo livro! Não vai se arrepender!
    Beijos

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home