Resenha: Prova de Fogo, James Dashner

Olás!

Hoje eu trago a resenha da eletrizante continuação da série Maze Runner!
Espero que gostem!


Nome: Prova de Fogo
Nome original: The Scorch Trials
Autor: James Dashner
Editora: Vergara&Riba
Páginas: 400
link no skoob: http://www.skoob.com.br/prova-de-fogo-181395ed202298.html
Nota: 




Se você não conhece a história do primeiro livro, leia a resenha aqui.

O Labirinto foi só o começo... o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos.
Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo.
Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar.
Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.


Diferentemente de Correr ou Morrer, Prova de Fogo já começa alucinado. Os Clareanos achavam que tinham encontrado um lugar seguro, mas acabaram sendo jogados em outro experimento do CRUEL. Com Teresa desaparecida e um outro garoto surgindo do lugar onde ela deveria estar, o grupo descobriu que eles não eram os únicos a serem submetidos a esses testes cruéis. Agora, eles precisam atravessar um deserto para chegar ao Refúgio Seguro que foi prometido, e finalmente alcançar a liberdade. Mas será que o CRUEL os deixará ir embora?

Mais uma vez os personagens são levados ao limite. Antes o mundo dos Clareanos era resumido ao Labirinto e à Clareira. Agora, podemos ter um vislumbre do que as tempestades solares causaram na Terra e do que os governos fizeram para conter a disseminação da doença Fulgor. Antes, os inimigos eram os Verdugos. Agora são os Cranks - e sabe-se lá o que mais o CRUEL separou para eles.

Além dos personagens que conhecemos em Correr ou Morrer, mais três personagens relevantes aparecem na história: Aris, Jorge e Brenda. Aris é o garoto que desde o início apareceu no lugar onde os Clareanos viram Teresa pela última vez. Ele fazia parte de outro grupo de experimentos do CRUEL, mas sabe tanto sobre isso quanto os outros. Jorge e Brenda são pessoas que eles encontraram durante sua travessia pelo deserto, que prometem ajudá-los em troca da cura para o Fulgor. Não fui muito com a cara do Aris, mesmo depois dele ter explicado os horrores que o grupo dele passou. Alguma coisa não me cheirava bem, entendem? Já Jorge me pareceu extremamente inteligente e perspicaz, um aliado e tanto. Brenda também. Gostei bastante dos dois.

A escrita de James é extremamente inteligente, e ele se superou nesse livro. Alguns elementos, como os Cranks, poderiam ter sido um pouco mais explorados, mas o livro já ficou assustador e intenso o suficiente, na minha opinião. O ritmo do livro é incrível e nos coloca numa corrida contra o tempo junto com os personagens. Thomas mais do que nunca sofre provações, e precisa descobrir em quem confiar. Os nervos estão à flor da pele e as apostas estão altíssimas. E mesmo quando eles pensaram que estavam a salvo, adivinhem? O CRUEL bagunça tudo de novo. (Pra variar, ninguém tem paz com esses caras por perto rs)

Sobre o filme: Ainda não assisti, mas espero que façam uma boa adaptação. O primeiro não ficou ruim, mas o segundo tem mais um monte de elementos a inserir e a explicar - talvez mudem algumas coisas. Só acho que esse livro merece um bom filme rs

A série Maze Runner é eletrizante. Estou suuper ansiosa pra ler o terceiro livro e continuar desvendando os mistérios do CRUEL.
Recomendo muito a leitura!

4 comentários:

  1. Eu achei esse livro melhor que o primeiro, você também ? Pode dar uma passada no meu blog e dar uma crítica construtiva em algum post ? grato <3

    fornoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. @Forno Literário

    Olá!
    Também achei haha
    Tanto que dei 5 estrelas para o segundo e 4 para o primeiro. O ritmo dele é bem melhor e mais rápido, o primeiro acabou sendo meio lento no começo
    Já visitei seu blog, viu! <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu já comprei os 4 livros, mas ainda não li nenhum. Infelizmente ja vi os dois filmes (falo assim pois prefiro ler o livro primeiro) . Como minha filha ja leu todos, disse que o filme mudou muitas coisas, inclusive o final. Mas mesmo assim ela gostou do filme. Eu espero ler os livros antes de sair o terceiro livro.
    Gisela
    Ler para divertir

    ResponderExcluir
  4. @Ler para Divertir

    Ei Gisela!
    Eu vi o primeiro filme antes de ler o livro, e gostei. Mas quando tive a oportunidade de ler o livro, achei muito melhor. Como li o segundo livro antes de ver o filme e já ouvi relatos sobre ele, acho que nem vou assistir, devido a essas mudanças na história toda.
    Leia os livros sim! Valem super a pena e como são diferentes dos filmes, não vai ter tanto problema - segundo ouvi, o segundo livro e o segundo filme são histórias completamente diferentes.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home