Resenha: Enigma, Rita Pinheiro

Olás!
Hoje trago a resenha desse super nacional publicado pela Editora Baraúna!
Espero que gostem!



Nome: Enigma: Mundo Interdito
Autor: Rita Pinheiro
Editora: Baraúna
Páginas: 298
link no skoob: http://www.skoob.com.br/enigma-mundo-interdito-425364ed481730.html
Nota: 



— Meu povo gosta de dinheiro, carros, roupas, sapatos e outras coisas que até agora não vi aqui — retrucou ele com cara de deboche. 
— Sim, mas temos muitas montanhas de pedras que vocês consideram valiosas para fins diferentes dos nossos, mas aqui elas são preciosas para nos fortalecerem como pessoas. 
— Então o bem mais precioso de vocês é o ouro e outras preciosidades, não são muito diferentes de nós — concluiu ele. 
— Não, Narciso, nosso bem mais precioso é o amor, sem ele não saberíamos aproveitar o poder da natureza, nem poderíamos nos desenvolver como seres humanos, nossas vidas seriam vazias e sem sentido. O amor é a única coisa que não pode faltar aqui, é o nosso alimento diário, o ar que respiramos é a base de tudo.


Em Enigma conhecemos Johnny, um rapaz de 18 anos muito bonito mas muito vaidoso, sempre preocupado em dar muitas festas, 'pegar' muitas garotas e curtir a vida sem grandes responsabilidades. Ele nunca teve lá muito dinheiro, e sempre teve muitos sonhos; um deles, viajar o mundo. Um belo dia apareceu a oportunidade que tanto esperava: um conhecido havia ganhado uma viagem mas não poderia ir, e então Johnny ofereceu-se para comprar as passagens do garoto. De malas prontas, Johnny foi em direção ao aeroporto, sem saber que essa viagem mudaria sua vida para sempre. Enquanto viajava, o avião de Johnny sofreu um acidente, e ele foi parar em um lugar completamente diferente do que planejava: Enigma. E a história não para por aí. Nesse lugar que ninguém conhece mas que guarda muitos segredos, ele conhece Hera, uma moça encantadora, e com quem Johnny aprenderá muitas lições valiosas sobre a vida, a natureza e o amor.

(Agora chega de spoiler rs)

A escrita da Rita é bem simples e bem consistente. Achei o começo do livro com um ritmo um pouco afobado demais, com parágrafos grandes e tentando contar muita coisa. Porém, a partir do segundo capítulo as palavras começaram a se 'assentar' e o ritmo se tornou bastante fluido e gostoso de ler. Tenho a impressão que ela queria ver logo Johnny chegar em Enigma, e somente com sua chegada ela se acalmou (rs) e se dedicou a contar essa história incrível e cheia de sensibilidade.

Enigma é um livro que pode ser lido por todas as idades, mas penso que ele é ideal para o público infanto-juvenil pelas lições que aprendemos com Johnny ao longo do livro: como se amar e amar ao próximo, como respeitar e cuidar da natureza e como viver em harmonia com a comunidade. 

Rita é uma escritora em constante evolução, percebemos claramente como suas ideias tomam formas cada vez mais consistentes e sua escrita mais flúida. Descobri por acaso que Enigma terá continuação, e gostaria muito de conferir como será a próxima aventura de Johnny e Hera nessa sequência.

Gostaria de agradecer à autora pela oportunidade de conhecer a obra, gostei muito da leitura! Muito obrigada, Rita! <3

Super recomendo a leitura!

OBS:
Para quem quiser acompanhar a escritora, segue a página do livro no Facebook:
https://www.facebook.com/pages/Enigma/406228062865358

4 comentários:

  1. Obrigada pela resenha Jordana, escreve muito bem. Grande beijo <3

    ResponderExcluir
  2. @Rita Pinheiro

    Eu que agradeço pela oportunidade de resenhar seu livro, flor <3 Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jordana, tudo bem?
    Acho que é minha primeira vez por aqui.
    Já estou seguindo aqui e nas redes sociais.
    Gostei da resenha. O livro parece ser interessante e acho legal quando a leitura nos passa algum ensinamento.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. @Lia Christo

    Seja bem vinda!
    Esse foi um dos pontos que me fez gostar bastante do livro! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home