Resenha - Correr ou Morrer, James Dashner

Olás!
Hoje eu trago a resenha do primeiro livro da série Maze Runner!
Espero que gostem!


Nome: Correr ou Morrer
Nome original: The Maze Runner
Autor: James Dashner
Editora: Vergara&Riba
Páginas: 426
link no skoob: http://www.skoob.com.br/maze-runner-correr-ou-morrer-113783ed126359.html
Nota: 






Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.

Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito. 

Eu conheci a história de Maze Runner quando o filme lançou. O trailer era muito bom e prometia bastante ação. Infelizmente, eu assisti ao filme dublado, o que me deixou meio triste (detesto filmes dublados, com exceção de animações). Gostei da adaptação como um todo, bom enredo, bons atores, bons personagens e um final que me deixou bem curiosa. Logo adquiri o box de livos, mas só agora, praticamente um ano depois, que fui atraída por eles enquanto procurava a próxima leitura na estante.
Posso dizer, sem dúvida, que me arrependo de não ter lido antes. James Dashner cria uma história original, complexa e cheia de elementos interessantes.

Confesso que achei a narrativa um pouco arrastada, pelo menos nas primeiras 150 páginas. Se não tivesse muito curiosa sobre a existência da Clareira, talvez eu não tivesse chegado a terminar o livro (e teria perdido a experiência incrível do resto do livro). Depois dessa etapa o livro vira outro: dinâmico e intenso. E eu simplesmente devorei as páginas até o final.

Gostei bastante dos personagens, principalmente de Thomas e Newt, um dos garotos que vivia na Clareira. Ele é um dos Encarregados, líderes que mantém a ordem na Clareira e mantém todos vivos e trabalhando pela comunidade. Enquanto muitos desconfiavam de Thomas, ele procurava ver a razão das coisas e defendia-o quando necessário, além de saber aplicar as punições com justiça. Um exemplo de líder! <3

Thomas também se revelou de ótima personalidade. Nunca aceitava o que era imposto sem questionar a razão e era extremamente curioso em relação a tudo; a Clareira, a caixa, o Labirinto, tudo. Sua mente perspicaz sempre procurando as respostas.

Outro que me chamou a atenção foi Chuck, outro residente da Clareira, mas não necessariamente por ter gostado do seu jeito - no começo ele era bem grudento e chato. Mas gostei dele porque ele sintetizava claramente todos os medos e esperanças dos Clareanos; sendo um dos mais novos, ele tinha aquele ar de admiração pelos mais velhos (principalmente por Thomas), e uma vontade de sair dali e retornar para sua antiga vida que era tocante. O próprio Thomas se afeiçoou a ele no decorrer do livro, e acho que a adição de uma personalidade um pouco mais sensível foi determinante para a história.

Não vou contar muito dos acontecimentos pra não dar spoiler, mas a "mitologia" criada pelo autor é sensacional. É claro que, com a existência de um Labirinto, é razoável imaginar a existência de monstros. E nossa, eles são aterrorizantes. Uma coisa bastante curiosa foi a inserção de novas palavras para descrever coisas já conhecidas. Expressões como plong, mértila, e etc foram adicionadas ao vocabulário dos personagens, o que acaba trazendo um pouco de confusão para Thomas (e para nós, leitores) assim que ele sai da caixa. Mas logo seus significados são mostrados, e ele passa a incorporá-las em seu vocabulário (e o leitor acaba por adicionar essas palavras a seu próprio vocabulário mesmo não intencionalmente haha)

O único motivo para eu dar quatro estrelas é porque o começo foi bem lento, quase me fazendo desistir da leitura. Mas ainda bem que não desisti.

O final foi sensacional, cheio de ação e emoção, virando a vida de todos na Clareira de cabeça pra baixo. E quando eu achava que ia ficar por isso mesmo, o epílogo trouxe mais reviravoltas e mais perguntas a serem respondidas! Uma leitura de tirar o fôlego, Correr ou Morrer me surpreendeu bastante com sua história original e sua proposta. Estou ansiosíssima pelo segundo volume, Prova de Fogo, e quero muito ver a adaptação para os cinemas também.

Super recomendo essa emocionante distopia!

2 comentários:

  1. Olá
    Sou louca para ler essa trilogia. Meu amigo ama. Eu assisti ao filme e adorei, imagino então que vou gostar ainda mais do livro. Espero que sim. Uma pena que as primeiras páginas são meio arrastadas...
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  2. @Lary Zorzenone

    Olá!
    Então, mesmo o começo sendo arrastado vale super a pena! Se pá, dá tempo de você ler os dois primeiros antes de sair o próximo filme! Que tal? :)
    Beijos!

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home