Resenha: Just Listen, Sarah Dessen


Olás!

Hoje eu trago a resenha de um livro super fofo que recebi da Editora Farol Literário!
Espero que gostem!

Nome: Just Listen
Nome original: Just Listen
Autor: Sarah Dessen
Editora: Farol Literário
Páginas: 308
Nota: 




Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Greene começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer.
Em Just Listen, conhecemos Annabel, a menina que parece ter tudo: uma vida perfeita, uma família perfeita e um emprego perfeito. Mas a verdade não é lá bem assim. Com o passar das páginas nos deparamos com problemas familiares, e mais ainda, com segredos que Annabel guarda somente pra si.

Um "contrapeso" a essa atitude fechada de Annabel é Owen, colega de escola e DJ da rádio comunitária. Por já ter sofrido consequências de lidar com a raiva de forma errada, ele precisou participar de um grupo de Gerenciamento de Raiva, onde aprendeu a ser aberto e sincero sobre o que sente. Além disso, buscou na música um refúgio para seus problemas. No começo do livro Annabel e Owen são distantes, e ela o acha bastante estranho. Ao passar do livro, porém, ela descobre que Owen é uma graça, sensível e inteligente (<3).

Gostei bastante dos personagens secundários, deram um quê a mais na trama e ajudaram no desenrolar da história. A mãe da Annabel que se sente realizada com o trabalho da filha, as irmãs tão diferentes dela, com os distúrbios e problemas de convivência, as amigas que ela um dia teve. Todos esses personagens são cruciais pra mostrar porque Annabel age do jeito que age, sempre escondendo seus sentimentos.

Me surpreendi bastante com desenvolvimento dos personagens, principalmente da Annabel. É nítido o crescimento dela durante o livro, sua luta pra deixar as mentirinhas de lado e começar a ser sincera, principalmente consigo mesma. E as irmãs dela cresceram também, junto com ela, com mudanças sutis no começo e maiores depois, e no final todos estavam em harmonia. Muito sensível e sutil o jeito como elas foram amadurecendo!

A mensagem que mais me marcou foi que não precisamos lidar com todos os nossos "fantasmas" ou problemas sozinhos. Seja uma questão grave ou só algo que anda te incomodando, é bom procurar alguém pra conversar sobre isso. Como diz Owen, "Eu vou só dizer uma coisa: não pode ser bom, sabe? Guardar algo assim dentro de si. Andando por aí todos os dias com tanta coisa que você quer dizer e sem fazer isso. É algo que pode deixar alguém louco. Certo?".

O final do livro foi super fofo, e me deixou com aquela sensação de "aprendi tanta coisa, e em tão pouco tempo!". Adorei o livro!

Recomendo bastante, e pretendo ler mais livros da autora que forem publicados no Brasil!

2 comentários:

  1. Oi Jordana!
    Só a capa do livro já me deixou super curiosa, e a sua resenha me fez ficar morrendo de vontade de ler e conhecer o Owen e a Annabel.
    Adorei o blog e to seguindo, beijos.

    http://veiasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. @Karoline Veloso

    Oi Karoline!
    A capa do livro me deixou bastante curiosa também haha
    Espero que você possa conhecê-los logo! <3
    Beijos e obrigada por seguir!

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home