Resenha: Dragões de Éter, Raphael Draccon

Olás!

Hoje trago a resenha de uma trilogia escrita pelo brasileiro Raphael Draccon, Dragões de Éter.

Empolgada com os pedidos da Paula do Interação Literária para resenhar livros que não considero 5 estrelas, resolvi fazer um post condensando a minha opinião sobre os três livros da série.
Espero que gostem :)

Nome: Caçadores de Bruxas
Autor: Raphael Draccon
Editora: Leya
Páginas: 440
Nota: 


Sinopse:

Nova Ether é um mundo protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltam contra as antigas raças. E assim nasce a Era Antiga. Essa influência e esse temor sobre a humanidade só têm fim quando Primo Branford, o filho de um moleiro, reúne o que são hoje os heróis mais conhecidos do mundo e lidera a histórica e violenta Caçada de Bruxas. Primo Branford é hoje o Rei de Arzallum, e por 20 anos saboreia, satisfeito, a Paz. Nos últimos anos, entretanto, coisas estranhas começam a acontecer... Uma menina vê a própria avó ser devorada por um lobo marcado com magia negra. Dois irmãos comem estilhaços de vidro como se fossem passas silvestres e bebem água barrenta como se fosse suco, envolvidos pela magia escura de uma antiga bruxa canibal. O navio do mercenário mais sanguinário do mundo, o mesmo que acreditavam já estar morto e esquecido, retorna dos mares com um obscuro e ainda pior sucessor. E duas sociedades criminosas entram em guerra, dando início a uma intriga que irá mexer em profundos e tristes mistérios da família real. E mudará o mundo.



Nome: Corações de Neve
Autor: Raphael Draccon
Editora: Leya
Páginas: 495
Nota: 



Sinopse:

Nova Ether é um mundo protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltaram contra as antigas raças. E assim nasceu a Era Antiga. Hoje, Arzallum, o Maior dos Reinos, tem um novo rei, e a esperada Era Nova se inicia.
Entretanto, coisas estranhas continuam a acontecer... Uma adolescente desenvolve uma iniciação mística proibida, despertando dons extraordinários que tocam nos dois lados da vida. Dois irmãos descobrem uma ligação de família com antigos laços de magia negra, que lhes são cobrados. Duas antigas sociedades secretas que deveriam estar exterminadas renascem como uma única, extremamente furiosa.
Após duas décadas preso e prestes a completar 40 anos, um ex-prisioneiro reconhecido mundialmente pelas ideias de rebeldia e divisão justa dos bens roubados de ricos entre pobres é libertado, desenterrando velhas feridas, ressentimentos entre monarcas e canções de guerra perigosas. O último príncipe de Arzallum resgata sombrios segredos familiares e enfrenta o torneio de pugilismo mais famoso do mundo, despertando na jornada poderosas forças malignas e benignas além de seu controle e compreensão.
E a tecnologia do Oriente chega de maneira devastadora ao Grande Paço, dando início a um processo que irá unir magia e ciência, modificando todo o conhecimento científico que o Ocidente imaginava possuir.
E o mundo mudará. Mais uma vez. 


Nome: Círculos de Chuva
Autor: Raphael Draccon
Editora: Leya
Páginas: 534
Nota:


Sinopse:

Nova Ether é um mundo protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltam contra as antigas raças. E assim nasce a Era Antiga. Hoje, Arzallum, o Maior dos Reinos, tem um novo Rei e vive a esperada Era Nova. Coisas estranhas, entretanto, nunca param de acontecer... Dois irmãos sobreviventes a uma ligação com antigos laços de magia negra descobrem que laços dessa natureza não se rompem tão facilmente e cobram partes da alma como preço. Uma sociedade secreta renascida com um exército de órfãos resolve seguir em frente em um plano com tudo para dar errado em busca do maior tesouro já enterrado, sem saber o quanto isso pode mudar a humanidade. O último príncipe de Arzallum viaja para um casamento forçado em uma terra que ele nem mesmo sabe se é possível existir, disposto a realizar um feito que ele não sabe se é possível realizar. Uma adolescente desperta em iniciações espirituais descobre-se uma mediadora com forças além do imaginário. E um menino de cinco anos escala uma maldita árvore que o leva aos Reinos Superiores, ferindo tratados políticos, e dando início à Primeira Guerra Mundial de Nova Ether. 


Okay, você leitor deve estar se perguntando: Porque diabos essa menina deu duas míseras estrelas pros livros do Draccon? As notas do skoob deles são altas!
E é agora que vos digo: Eu tinha altíssimas expectativas com relação a esses livros exatamente porque no skoob eles têm notas altas, e a história parecia ser bem legal.
De fato, misturar personagens de contos de fadas é uma coisa que eu adoro desde sempre, e me encanta como cada um faz uma mistura diferente e interliga as histórias de um jeito diferente.
Porém, o que encontrei nos livros do Draccon foi um pouco diferente do que eu imaginava que seria. Por exemplo: se o nome da saga é Dragões de Éter, ela deveria ter dragões, certo?! Poisé! Não encontrei dragões, e isso foi um ponto que me deixou sem entender o porquê do nome da série. Outro ponto que me decepcionou um pouco foram os personagens. Tirando João e Maria, que foram os que mais me chamaram atenção, achei todos os outros meio fracos e sem perspectiva. A narrativa é um pouco cansativa, talvez pudesse ter sido desenvolvida mais rapidamente e em um número menor de páginas. O universo que o autor criou é bem vasto, e poderia ter sido um pouco melhor aproveitado. Não considero essa série como literatura épica, faltam elementos para encaixá-la nessa categoria.
Não estou dizendo que os livros são ruins, só que não me agradaram e ficaram bem abaixo das minhas expectativas. Talvez não tenha sido uma leitura tão boa para mim, mas pode ser para outras pessoas. Já vi várias resenhas falando super bem e várias falando mal, acontece. Acho que o importante é o leitor saber das opiniões das outras pessoas que já leram e, se o interesse continuar existindo, ter a oportunidade de ler e ter suas próprias opiniões. O que eu digo aqui nessa página não é se "o livro é bom" ou "o livro é ruim", o que eu digo são as impressões que eu tive com essas histórias, e elas sim podem ter sido boas ou não tão boas assim.

16 comentários:

  1. - palminhas -
    Nada de bom nesses livros x.x
    Nem preciso comentar muito sobre, assino em baixo de tudo que foi falado :3
    bjs
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  2. @Paula
    Poisé =/
    Decepção viu!
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha, não é todo dia que alguém põe a cara pra bater e fala realmente o que achou de um livro. Super concordo com você quanto ao nome do livro, não faz sentido. E realmente não é porque você não gostou que outros não vão gostar, pois as pessoas tem opiniões diferentes e gostos literários diferentes.

    Ótima resenha :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Gostei da sua ideia de resenhar a trilogia de uma única vez! :) Ainda não li os livros do Draccon e tenho minhas dúvidas a respeito, porque encontro opiniões bem divididas. Além disso, li algumas declarações dele que me fizeram achar que ele é meio arrogante e sso me deixou sem vontade de conferir o trabalho dele. Ainda assim, acho que vou ler pra tirar minhas próprias conclusões. Parabéns pela sinceridade na sua avaliação.

    Abraços,
    Niki,
    http://www.meigaemalefica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. @Maiah
    Então, eu acho que a gente não precisa ter medo de falar que não gostou do livro. Falar que gostou só pra agradar editora e autor é ser superficial de mais =/ Não gostou? Paciência, oras.
    Obrigada pela visita!
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. @Niki
    Resolvi resenhar assim pra poder expressar minha opinião sobre o box como um todo, achei melhor do que escrever resenhas super pequenas sobre cada livro :) Que bom que gostou!
    Sério? Nossa, que triste =/ Uma pena.
    Obrigada pela visita!
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre me interessei por essa trilogia, acho as capas divinas! Mas essa é a segunda resenha que leio sobre ela e é a segunda que da uma nota baixa.
    Eu achei legal essa ideia do autor de misturar os contos de fadas.. Foi uma pena que ele não tenha conseguido desenvolver bem!

    Ahh, muito bacana você fazer uma resenha unindo a trilogia toda ;D

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  8. @dreehleal
    Sim, as capas são lindas! Principalmente as da reedição! O box todo é fofo!
    A ideia dele foi boa, mas acho que ele não conseguiu se expressar bem D:
    Obrigada pela visita!
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Isso também acontece comigo, vejo notas altas no skoob e quando vou ler acabo decepcionada. Se eu já tinha muita vontade de ler essa série, esse post foi definitivo para eu deixar pra lá essa ideia. Acho as capas bonitas, pena que a história não satisfaça.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Jordana
    kkkkkkk duas estrelinha ,ok eu acho as capas lindas mas nunca me interessei por lê-los ( e vejo que não foi a toa ) A Gisela leu e ficou revoltada, por isso queria que eu lesse para poder desabafar kkkk Mas agora com a sua resenha eu tenho certeza de que não vou ler mesmo. Adorei a sinceridade Jordana parabéns.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. @Mariana
    Tudo bem que nem todo mundo tem os mesmos gostos literários, mas as vezes fico me perguntando "como esse povo deu notas tão altas pra ESSES livros?" :O
    É triste uma arte tão bonita desperdiçada num conteúdo que deixa a desejar =/
    Obrigada pela visita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. @Adriana
    Oi Adriana!
    Eu lembro que você comentou num clube do livro sobre a opinião da Gisela! É revoltante mesmo, viu.
    Acho que a sinceridade é essencial quando nos dispomos a expressar nossas opiniões :)
    Obrigada pela visita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Apesar das capas lindas, já tinha visto outras pessoas falando que não é muito bom. Uma pena viu...

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. @Marcelo
    Sim =/
    Obrigada pela visita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu tinha me interessado pelos livros pelo conjunto sinopse legal/capa bonita, mas lendo a sua resenha, desisti de ler. Narrativas lentas definitivamente não são pra mim. Eu provavelmente não aguentaria cinquenta páginas desse livro...

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  16. @Vitoria
    Então, todo mundo se interessa pela sinopse e pela capa! =/ Inclusive eu!
    E você me conhece, sabe que quase todo livro que eu leio me agrada, então foi realmente uma decepção essa coleção =/
    Beijão!

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home