Resenha: A Sociedade do Anel, J. R. R. Tolkien

Olá!
Que tal um pouco de história  e magia, contada por um dos maiores escritores de fantasia de todos os tempos?! Sim, estou falando do Mestre Tolkien! :)




Nome: O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
Nome original: The Lord of The Rings - The Fellowship of the Ring
Autor: J. R.R. Tolkien
Páginas: 434

Editora: Martins Fontes



Nota: 


"Três Anéis para os Reis-Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,
Nove para os Homens Mortais, fadados ao eterno sono
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam."


Todos os livros da série são divididos em duas partes.

O livro começa com a festa de aniversário de Bilbo Bolseiro e de seu sobrinho favorito, Frodo Bolseiro. Bilbo convidou todos os Bolseiros da família para sua grande festa. Inclusive, convidou Gandalf para fazer uma exibição de fogos de artifício. Porém, ninguém sabe o que Bilbo planeja para todos. Ele desaparece, e deixa para Frodo suas posses no Condado.

Ao buscar o testamento de Bilbo, Frodo encontra um item inusitado: um anel que foi guardado por Bilbo a muito tempo. Gandalf se dá conta de que esse anel não é uma jóia comum: ele é O Um Anel. Como o anel não pode retornar às mãos do inimigo, Gandalf então o encarrega de uma difícil missão: deixar o Condado para se livrar do Anel. Mesmo sendo ingênuo, Frodo aceita o desígnio que nenhuma outra pessoa aceitaria para si. Como o fardo é pesado para seus jovens ombros, ele acaba por levar consigo seus melhores amigos: Samwise Gamgi, o Sam, Peregrin Tûk, o Pippin, e Meriadoc Brandebuque, o Merry.
Traçando um caminho para sua jornada até Valfenda, onde Gandalf aconselhou para irem, os viajantes adentram a Floresta Velha, onde estranhas árvores habitam. Ao se meterem em problemas, os hobbits são salvos por uma criatura enigmática chamada Tom Bombadil, que vive na floresta. Esse é um personagem que continuou misterioso durante a história, sendo pouca coisa revelada sobre ele. Espero poder ler mais sobre ele em As Aventuras de Tom Bombadil.
Voltando à narrativa, os hobbits deixam a floresta para se dirigir à vila de Bri e à estalagem do Pônei Saltitante, onde pretendem descansar para a viagem do outro dia. Em Bri vivem tanto hobbits quanto pessoas grandes, e é lugar de passagem de viajantes de vários lugares. Lá conhecem Passolargo, um estranho guardião que se diz amigo de Gandalf e se dispõe a guiá-los até Valfenda. Ao descobrirem que Cavaleiros Negros espreitam a vila, os hobbits e o guardião partem imediatamente por caminhos tortuosos até o Topo do Vento, uma colina que pode ajudá-los a ter um panorama da região. Porém, na colina são emboscados por um Nâzgul, um Espectro do Anel que fere Frodo gravemente. Quando outros Espectros vão ao encontro deles em fuga e tudo parece perdido, um Elfo os encontra e os conduz diretamente para Valfenda.
Logo que Frodo se recupera do ferimento, Elrond convoca um conselho para tratar dos problemas relacionados ao Anel. Dada à impossibilidade de utilizar o Anel para vencerem a guerra, já que ele corrompe qualquer ser que o utiliza mesmo que tenha boas intenções, fica acordado que o artefato deve ser levado até a Montanha da Perdição, onde foi forjado pelo maligno Sauron. Para essa missão foi criada a Sociedade do Anel, composta de membros confiáveis que devem acompanhar Frodo, o Portador do Anel, até seu destino para destruir o Anel de uma vez por todas. A comitiva é composta dos quatro hobbits: Frodo, Sam, Pippin, Merry; um mago: Gandalf; um anão: Gimli, filho de Glóin; dois homens: Aragorn, filho de Arathorn e Boromir, filho de Denethor; um elfo: Legolas, filho de Thranduil.
Eles então partem para o sul, mas cientes de que os caminhos estão vigiados pelos inimigos eles se desviam para o leste, indo parar em Moria, um antigo reino dos anões. Lá, se deparam com um grande mal e se separam de Gandalf. Os outros integrantes da sociedade conseguem escapar e vão em direção a Lothlórien, terra da rainha-elfa Galadriel. Em Lórien eles podem descansar e receber conselhos, além de planejar a viajem já que Gandalf não se encontra mais com eles. Recebem presentes e provisões para auxiliarem em sua empreitada, e partem para o sul sendo guiados por Aragorn. Quando param para descansar próximo às cataratas de Rauros, Boromir é tentado a roubar o Anel de Frodo, que foge para terminar a caminhada até Mordor com seu fiel amigo Sam.
E agora, o que se sucederá da comitiva? Até aonde seus integrantes estão dispostos a ir para completar a missão?


Ao passar da história, descobrimos que os hobbits podem ser pequenos, mas são bastante corajosos e possuem um grande coração. Estão dispostos, inclusive, a deixar seu lar para livrar toda a Terra Média do mal. Além deles, conhecemos elfos dotados de grande sabedoria e poder,o mago Gandalf e o legítimo rei, Aragorn. Em Boromir vemos um homem justo e sincero, mas que deseja acima de tudo a vitória do povo de Gondor na guerra iminente. Personagens, lugares e situações são descritas com uma riqueza incrível de detalhes, que deixa os leitores desacostumados de boca aberta :) Ler Tolkien pode se tornar uma tarefa cansativa, visto que o primeiro volume é extremamente descritivo e possui uma narrativa lenta, o que pode fazer os leitores quererem desistir no começo da leitura. Mesmo assim, a mitologia criada por Tolkien nessa série é simplesmente fantástica! Ele cria raças, lugares e línguas com uma perfeição que nos leva a crer que estamos alí, viajando junto com os personagens. Ele merece o título de mestre da literatura fantástica sem dúvida!
E não se acanhem com a lentidão da história, vale a pena!

Espero que tenham gostado da resenha!


14 comentários:

  1. Oi Jordana
    Eu ainda não li nada do autor acredita, na realidade comecei a ler sobre o gênero agora com a serie do Mago. Mas esta série é sempre muito bem elogiada e sua resenha e as 5 estrelas me animaram.

    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. @Adriana Macedo
    Acredito sim!
    Tolkien é um autor bem difícil de começar, confesso.
    Se eu fosse você, começaria pelo O Hobbit, que é mais leve (vou fazer resenha dele também!)
    A série é maravilhosa, só precisa ter um pouco de paciência haha

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Hullo!
    Eu ainda não li nem esse, nem nenhum livro do Tolkien, mas estou desejando muito, principalmente agora que estou por dentro do que se trata o livro!
    Beijos, estou seguindo.
    http://leituraassidua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. @Mylane Damasceno
    Olá!
    Os livros dele são muito bons, recomendo muito!
    Logo logo faço a resenha de O Hobbit, e talvez você se interesse mais ainda!
    Obrigada pelo comentário e por seguir!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro apesar de ele ser tão conhecido; gostei bastante da sua.

    Sorteio do livro "Problemas? Oba!" no blog:petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  6. @Mari
    Geralmente as pessoas já leram esse livro a muito tempo, e chegam a nem resenhá-lo. Mas achei bem interessante fazer resenha dele :)
    Obrigada pelo comentário!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Nossa faz um bom tempo que prometo a mim mesmo que vou ler a trilogia do anel, mas acabo adiando. Adorei sua resenha, me deu vontade de começar a ler agora mesmo.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. @Lucas
    Olá!
    Posso confessar uma coisa? Eu também procrastinei a leitura dessa trilogia xD
    Mas depois de O Hobbit, acabei me convencendo de que precisava mesmo me aprofundar no universo do Tolkien :)
    Obrigada pelo comentário!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Eu já tentei ler Tolkien, mas senti exatamente isso muito descritivismo e lentidão, mas como eu era muito nova, imagino que eu nem tenha tentado pensar na história inves do que eu não gostava na escrita. Principalmente eu acostumada com coleção Primeiro Amor e Meg Cabot. hehehe
    Espero fazer uma nova tentativa com o autor em breve.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. @Karine Marinho
    Oii!
    Então, eu acho meio complicado tentar ler um livro desse muito novo, porque a história é bastante descritiva e lenta e a gente tá acostumado com histórias mais dinâmicas :)
    Mas acho que com um pouco mais de idade vale a pena ler sim!
    Tanto por estar mais madura de personalidade e ideias quanto de leituras mesmo, a gente se acostuma a ler livros um pouco mais densos que na infância/adolescência.
    Obrigada pelo comentário!
    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Eu já li esse livro, mas lendo a sua resenha percebi que não lembro de praticamente nada kkkkkkkkk
    Pretendo reler, mas preciso estar preparada psicologicamente. Tolkien não é uma leitura leve.

    Espero mais resenhas!
    Beijos!
    =)

    ResponderExcluir
  12. @Vitoria Esewer
    Oi Vit! *_*
    KKKKK Depois de um tempo você acaba esquecendo os detalhes, são muitos!
    E sim, é necessário um preparo psicológico para ler de_novo.
    Obrigada pelo comentário!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Gostei da resenha, como só O Hobbit ainda não tenho essa noção de peso na leitura que o Tolkien realmente passa. Mas depois de ler isso a vontade só aumenta!

    Espero cada vez mais dessa pessoa viciada em livros e café o/
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  14. @Miguel Risos
    Mesmo a leitura de O Hobbit sendo mais leve, ele já tem muita profundidade de detalhes. Só que fica mascarado :)
    Um dia te faço ler os três de Senhor dos Aneis *-*
    Obrigada pelo comentário!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home